15º Aniversário

Há 15 anos a proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.

 

Para os Amadores de Arronches VENHA VINHO......

Que a sorte se reparta por todos...

Noticias sobre o G.F.Amadores Arronches

Em reunião do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, com decisão do mesmo Clube, foram ontem, dia 11 de dezembro, eleitos os Triunfadores 2014, nas diferentes categorias.

A entrega de Troféus vai acontecer no dia 30 de janeiro no Cine Teatro de Alter, antecedido de um jantar convívio entre os alunos e os Triunfadores.

Troféus:
Cavaleiro de Alternativa - Joaquim Bastinhas
Cavaleiro Praticante - Luís Rouxinol Júnior
Cavaleiro Revelação - Duarte Pinto
Matador - Paco Velasquez
Novilheiro - João Augusto Moura
Peão de Brega - João Prates "Belmonte"
Bandarilheiro - Pedro Gonçalves
Ganadaria - Murteira Grave
Grupo de Forcados - Amadores do Ribatejo
Grupo de Forcados Revelação - Amadores de Arronches
Troféu Motivação e Valor - Marcos Tenório
Troféu Mérito e Prestígio - Augusto Gomes (Titulo Póstumo)
Troféu Arte e Valor - Parreirita Cigano (Matador de Touros)

Troféus Carreira:
- Rui Salvador - 30 anos de alternativa
- Sérgio Santos "Parrita" - 10 anos alternativa
- Grupo Forcados Portalegre - 45 anos
- Grupo Forcados Aposento da Chamusca - 30 anos
- Grupo Forcados Alter do Chão - 15 anos

Troféu Preservação e Divulgação Tauromáquica:
- Grupo El Galego (Santarém)
- Tertúlia Tauromáquica Eborense
- Tertúlia Tauromáquica de Alagoa

Fonte http://arronchesemnoticias.blogspot.pt/2014/12/grupo-de-forcados-amadores-de-arronches.html

Arronches – Grupo de Forcados prepara temporada 2013 com mais um treino

Grupo de Forcados Amadores de Arroncheslevou a efeito este domingo dia 3 de fevereiro umtreino na Praça de Toiros de Arronches, com rezes gentilmente cedidas pelo Ganadeiro Sr. Domingos Faustino.
O treino iniciou-se pelas 11h00, com entrada livre a população.

 

http://arronchesemnoticias.blogspot.pt/2013/02/arronches-grupo-de-forcados-prepara.html

Ricardo Porto Nunes tem 37 anos e é o cabo do Grupo de Forcados Amadores de Arronches desde 2006, recebendo o testemunho do anterior cabo, Joaquim Praxedes.

Fardou-se pela primeira vez a 12 de Junho de 1999 na praça de Arronches.


Taurodromo.com (T) - Terminaram a época com um troféu no Cartaxo. Como considera que correu a temporada 2012 para o grupo?
Ricardo nunes - Os troféus são importantes mas não devem de ser o "motor" do grupo. Importante foi termos regressado ao Ribatejo e fazer outra boa actuação como aconteceu no ano passado na Azambuja.
A temporada de 2012 e perante a quantidade e qualidade dos elementos que o grupo dispõe ficou um pouco aquém das expectativas. Tive muitos forcados que pegaram ou ajudaram muito pouco para a qualidade que têm. Desde 2008 que efectuámos sempre mais de 20 corridas, por exemplo em 2010 pegamos 70 touros e este ano ficamos por pouco mais de metade!!!

T - Pegaram um total de 14 corridas, certo? Quais os melhores e piores momentos do grupo na temporada 2012 que gostaria de destacar?
Ricardo Nunes - Não, no total pegámos 15 festejos em Portugal; 11 corridas de touros, 2 festivais, 1 novilhada e 1 aula prática que se revelou uma grande prova de fogo para os mais novos. Em Espanha pegámos 3 corridas de rejones. Assim sendo totalizámos 18 festejos no ano de 2012.
Os momentos menos bons foram as lesões no festival de São Vicente, a favor do nosso companheiro, José Mário Almeida, contraídas por mim, João Cardoso e Ricardo Estrela,  durante a aula prática em Assumar com os cortes de banderilhas nos forcados Diogo Carrilho e Luís Carriço, e nas Meãs do Campo com a lesão do Filipe Redondo.
De destacar, o dia 15 de Setembro em que tivémos duas corridas em simultâneo. Na Granja, touros de Murteira Grave e Dias Coutinho pegados de caras, ambos à primeira tentativa por Manuel Cardoso e Nuno Rosado, que venceu o troféu para a melhor pega e em Monroy, Caceres, touros de Dª. Carmen Valiente, mansos e complicados, com Paulo Florentino à primeira e pelo Fábio Mileu à terceira.

T - Qual ou quais a(s) ganadaria(s) que o grupo mais gostou de pegar na temporada 2012?
Ricardo Nunes - As ganadarias que eu mais gostei de pegar, foram de Vera Sanchez em Tendais Cinfães do Douro, encaste Atanásio Fernandez e do Sr. Manuel Assunção Coimbra, no Cartaxo. São ganadarias que não permitem grandes erros e pedem grupo num todo.

T - Neste defeso, há possibilidade de rumarem ao estrangeiro para pegar?
Ricardo Nunes - Há sempre derivado das boas relações que mantemos com grupos, toureiros, empresários e ganaderos, do outro lado do Atlântico...mas agora falta só acertar as últimas coisas.
Quanto a Espanha, pode sempre haver algo, mas de momento só temos compromissos para Fevereiro, já na nova temporada. 


T - 2012 foi mais uma temporada sem bandarilhas de segurança. Como vê o permanente adiar da entrada em vigor do novo regulamento taurino?
Ricardo Nunes - O regulamento taurino está em "banho maria", espero que esteja a ser cozinhado de forma a não causar disturbios intestinais a todos os aficionados. Já começa a preocupar, mas há a Prótoiro. que tem feito, ao que tem sido transmitido, um excelente trabalho de pressão e "negociação", aguardemos sem desesperar...
Quanto às bandarilhas de segurança, serão de segurança num sentido mas noutros aspectos poderão aumentar a perigosidade. 
 
Aproveito a oportunidade para agradecer às familias, amigos, simpatizantes, namoradas e esposas, que fizeram milhares de quilómetros para nos honrarem com a sua presença e apoio nas nossas actuações... e também ao Municipio de Arronches, Junta de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança, pela amizade, apoio e presença sempre que possivel. Esta temporada...foi por vocês!!!

 

Fonte(http://www.taurodromo.com/entrevista/2012-novembro/6919-ricardo-porto-nunes-esta-temporada-foi-por-voces#.UPQZeCfZZfY)

Poema dedicado aos Forcados de Arronches

 La fiesta hispánica que nacional es solo de origen, nuestros soldados llebaron a América la sangre, la casta i la toreria.... Hoi alli biben fundidos sus rasgos autóctonos con nuestra cultura, religión, sangre, nombres i apellidos que como la misma fiesta son de la bieja hispania de origen. Hombre o barón, maior o menor, de cualquier raza humana, europeo o americano, no importa sexo ni patria. Si crías toros para la lidia eres Torero. Si te bistes de luces o de corto eres Torero. Si trabajas con gusto haciendo la crítica hacia la fiesta eres Torero. Si trabajas en cualquier faceta que engloba a nuesta fiesta eres Torero. Si perseberas en los tendidos i tienes en la mente tu toro ideal, tu faena redonda, que esperas ber realizada en la mano de no sabes quién eres Torero en esencia. Si te pones delante de un toro sin capote, sin muleta, sin caballo, i enbuelto en un fajín de color rojo sangres de toro es porque eres FORCADO, FORCADO PORTUGUÉS. Toreros a cuerpo limpio, personas con un gran corazón ante ese animal tan bello que hace que nos unan lazos de culturas de barios países, sois Toreros. Que el Cristo de los Toreros os protejan durante toda buestra bida. Dedicado a mis amigos: Grupo de Forcados de Arronches (Portugal) Con todo mi corazón i mi cariño, i por la gran amistad que nos une. Francisco Cáceres.

 

 

30 de Março - A primeira data de Arronches


2011-12-05 19:30:00

A praça de touros de Arronches, abrirá as suas portas no próximo dia 30 de Março, sendo esta a data de inauguração da temporada no tauródromo alentejano.
Pouco se sabe ainda do cartel do festival de 'abertura de temporada', que na sua quinta edição, contará com a presença já confirmada, do Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

 

Cabo dos Forcados de Arronches agradece apoio!

 A Direcção da A. C. A. Arronches "Amigos da Festa Brava" - Grupo de Forcados Amadores de Arronches e o Cabo Ricardo Porto Nunes, vêm agradecer publicamente a todas as empresas e entidades que contribuíram para a extraordinária Festa de Final de Temporada que se realizou no passado dia 26 de Novembro no multiusos "O Celeiro", portanto o nosso muito obrigado;
Municipio de Arronches, J. F. Assunção, Padaria Canhão e Filhos, Padaria Argueles, Supermercado COOP, Bar da Sociedade Recreativa Esperancense, Pastelaria Eminela, Café Estrela, Bar h2o, Café O Galinhas, Café Lusitano, Restaurante O Fosso, Bar Pub Recanto, Pastelaria O Jaime, Café O Valentim, Café do Chinês, Pastelaria A Salinha e ao Centro dos Trabalhadores do Municipio de Arronches.
Um agradecimento especial a essa pequena no tamanho, mas enorme na simpatia e na alma com que canta o "nosso" fado, Leonor Fartouce, também ao Grupo de Sevilhanas de Campo Maior, numa bonita actuação e que na pessoa de Rosarinho Caldeira, desde o primeiro momento se disponobilizaram a colaborar connosco, à APPACDM e suas cozinheiras, à nossa querida amiga D. Teresa e sua equipa, ao Pedro Carinhas e sua equipa e aos Irmãos Serpa.
O nosso muito Obrigado a todos que ao longo da Temporada nos acompanharam e que neste dia também não deixaram de marcar presença.
Foi com "casa cheia" e em noite de classico Benfica - Sporting, que cerca de duas centenas de pessoas; forcados antigos e actuais, familiares e namoradas, ganaderos, responsaveis da critica, empresários, apoderados e demais AMIGOS, se reuniram na enorme Familia que é os Amadores de Arronches partilhando histórias e vivências, aproveitando também para fazer futurologia com vista à Temporada que se aproxima.
Foi deveras uma noite que ficará na memória, de todos aqueles que connosco partilharam, os bons e os menos bons momentos, nesta Temporada de êxitos.
Uma grande noite para terminar outra grande Temporada.

Para todos quantos estavam presentes e para alguns ausentes, VENHA VINHO.
Amizade, Dedicação, Devoção e Humildade.

 

Forcados de Arronches triunfam em Espanha

 

 

Os Forcados Amadores de Arronches triunfaram este sábado em Moraleja (Espanha)

Os forcados Paulo Florentino e Lenon Alves Nogueira brilharam com pegas à primeira tentativa, consideradas pelos entendidos na matéria como duas extraordinárias intervenções.Tourearam os rejoneadores Sérgio Domingues (volta e silencio) e Lopez Bayo (silencio e silencio)

Em primeira mão: João Moura Jr e forcados de Arronches integram corrida de beneficência para vítimas do sismo de Lorca

 Moura Jr                                                                        Foto:D.R.

João Moura Jr e o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, capitaneados por Ricardo Nunes, vão participar numa corrida de beneficência a favor da vítimas do sismo de Lorca, em Espanha.
O festejo deverá ocorrer no dia 04 ou 05 de Junho, numa praça ainda por definir naquela região espanhola.
Completam o cartel José Miguel Callejón, Martin Burgos, Sergio Dominguez, El Cartajenero e Noélia Mota.
Toiros de várias ganadarias.

 
Forcados de Arronches

Arronches Homenageia Ganadeiro Romão Tenório

Arronches - Homenagem ao Ganadeiro Romão Tenório

Em notícia avançada pelo Farpasblog, o ganadeiro arronchense Francisco Romão Tenório vai ser homenageado na sua terra natal, durante uma corrida a realizar em Arronches por ocasião das Festas de S. João, no dia 26 de Junho.

Lidar-se-à um curro de toiros da sua ganadaria e actuam os cavaleiros João Moura, João Moura Júnior e Miguel Moura (este em espectáculo-extra de variedades taurinas, por ser amador e não ter ainda 16 anos).
Pegam os Grupos de Forcados de Arronches e de Monforte.

Será no próximo dia 2 de Abril, que a Praça de Touros de Navalmoral de la Mata (Cáceres) receberá uma corrida de rejoneo que contará com duas presenças portuguesas.


O cavaleiro João Moura Jr e os Forcados Amadores de Arronches são as presenças nesta corrida que será televisionada pelo Canal Extremadura.

Neste dia actuarão ainda José Miguel Callejón e Noélia Mota, com touros de Soro de la Fuente.

Paulo Florentino novamente distinguido

Paulo Florentino do Grupo de Forcados Amadores de Arronches distinguido pela Rádio Portalegre. 
Paulo Florentino novamente distinguido

De acordo com o Jornal "Noticias de Arronches", "O forcado Paulo Florentino do Amadores de Arronches foi distinguido no passado dia 5, com o prémio para o melhor forcado da temporada de 2010 pelo Programa 3 Tércios da Rádio de Portalegre.

A entrega da XV edição destes prémios decorreu no Restaurante El Convento em S. Pedro, Valência de Alcântara (Espanha), ao qual assistiram o Governador Civil do Distrito de Portalegre, Jaime Estorninho, o Alcalde de Valência de Alcântara, a Consejal da Cultura deste Ayuntamiento, a Dr.ª Luísa Féria, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santarém (que recebeu o prémio destinando ao Dr. Francisco Moita Flores) e o Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão."

Lembramos que este valoroso forcado já foi alvo de várias distinções, muito por culpa do seu acto de "heroísmo" e solidariedade taurina, quando cobriu o corpo da renojeadora Noélia Mota, quando esta se encontrava inanimada no chão após uma violenta colhida.

Parabéns Forcado!!!

Amadores de Arronches com novo triunfo em Espanha

 

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches, esteve presente na Corrida de Rejoneio da Feria del Rosário del Rosário, em Fuengirola, Málaga.

Os cartéis da Feria del Rosário, eram constituidos por uma corrida apeada, com os matadores "El Cordobés", Rivera Ordonez e "El Fandi", que não se chegou a realizar por motivo da forte chuvada que se abateu no sul Espanha e um pouco por toda a peninsula ibérica, no sábado dia 9 e outro de rejoneio para domingo dia 10 de Outubro.

Numa tarde a ameaçar chuva, e com um quarto de casa forte, acturam perante novilhos-touros de Peralta, as Cavaleiras Joana Andrade (volta e duas orelhas), Ana Rita (duas orelhas e orelha) e a Rejoneadora francesa Lea Vicens (orelha e orelha), permitindo uma saída apoteótica em ombros pela porta grande, das três cavaleiras.

Mas o grande triunfo pertenceu aos AMADORES DE ARRONCHES, que assumiram pegar 6 touros, para fechar a temporada 2010 em Espanha. Já antes da Corrida começar, estes eram os mais abordados, felicitados e fotografados pelo público e demais intervenientes, pelo auxilío e protecção à rejoneadora, Noélia Mota, no passado 26 de Setembro na Praça de Touros de Marbella.

A tarde de extraordinárias pegas, não começou da melhor forma, Paulo Florentino, em pega brindada ao Sr. José Mota, pai de Noélia Mota, não conseguiu a eficácia das outras vezes e só à quarta tentativa resolveu o problema do "Peralta", que no momento da reunião tirava a cabeça, fugindo ao compromisso. Fábio Mileu, Ricardo Martins, Tiago da Silva Santos, com brinde a dois enormes Maestros das arenas, Angel Peralta e Manuel Jorge de Oliveira, Manuel Cardoso e Filipe Redondo, na pega da tarde, todos à primeira tentativa, com os forcados de cara a estarem enormes e brilhantes tal como a excelente entrega e coesão exibida por parte dos ajudas. Esta foi mais uma tarde que ficará na memória de todos os que assistiram bem como dos Amadores de Arronches, para recordar.

 O Grupo de Forcados Amadores de Arronches, capitaneado por Ricardo Porto Nunes, foi quem mais pegou em Espanha, 9 corridas de touros, num total de 23 na temporada de 2010 (14 em Portugal e 9 em Espanha), com 69 touros pegados, 31 em Espanha e 38 em Portugal.

Amadores de Arronches voltam a triunfar mais uma vez em Espanha
Depois de Montijo os jovens das ramagens de Arronches voltam a triunfar, desta vez em Cañete (Cuenca), perante uma praça cheia á pinha foram solista Tiago da Silva Santos no seu regreço as pegas, e Ricardo Pedro na sua estreia na pega de caras, ambos á primeira tentativa com pegas vistosas que rapidamente se refletiam nas suas ovações.

Forcados Amadores de Arronches somam êxitos

Forcados Amadores de Arronches
O Grupo de Forcados Amadores de Arronches actuou no passado domingo dia 6 de Setembro, na localidade de Villalba del Rey, província de Cuenca, ao lado dos Rejoneadores Ivan Magro e Javier Cano, pegando touros de Eusébio Escobar, que se mostraram duros e violentos para os forcados. Foram solistas, Tiago Cabaceira, que se estreou a pegar de caras à terceira tentativa, depois de nas duas primeiras não ter aguentado a entrada brusca e dura do "escobar". No quarto e último da tarde Leonel Frade Chaves resolveu o problema à segunda tentativa. Foi com a praça em pé e debaixo de uma salva de palmas de fazer arrepiar, que os Amadores de Arronches abandonaram a Praça de Touros de Villalba del Rey, como grandes triunfadores da tarde.
João Moura Jr. cortou 4 orelhas
Já na quarta-feira dia 8 de Setembro o Grupo de Forcados Amadores de Arronches deslocou-se à vizinha localidade de Montijo/Badajoz, para actuar na tradicional corrida de rejones.
Casa cheia para assistir a outro grande êxito dos Amadores de Arronches perante touros de Arcádio Albarran. Grande noite de boas pegas, sendo forcados de cara, Paulo Florentino e Fábio Mileu à primeira tentativa e Manuel Cardoso à segunda tentativa. Igual triunfo dos cavaleiros portugueses João Moura Jr (quatro orelhas) e João Telles Jr, (2 orelhas). No próximo sábado dia 11 de Setembro, o Grupo de Forcados Amadores de Arronches actuará novamente na provincia de Cuenca mais propriamente em Cañete. Esta será a 20ª actuação do grupo na presente temporada, estando ainda agendadas mais cinco actuações em Portugal

Forcados de Arronches brilham em Espanha

 

 

Os Forcados Amadores de Arronches triunfaram no Domingo em  Villalba del Rey (Cuenca-Espanha), perante toiros de Eusebio Escolar.
O grupo liderado por Ricardo Nunes pegou dois toiros com brilhantismo e o público rendeu-se aos encantos desta formação que esta temporada tem somado vários êxitos.
Foram solistas por Arronches os forcados Tiago Cabaceira e Leonel Frades.
Nos festejo tourearam Ivan Magro (silencio e silencio), Javier Cano (duas orelhas e duas orelhas).

Amadores de Arronches voltam a triunfar no Norte do País


 

Baião, foi mais um ano praça cheia, apesar de uma tarde de chuva e nevoeiro, os aficionados do norte compareceram em força.
Lidaram-se Touros de Herds de Manuel Rafael Cary, que deram extraordinario jogo, permitindo boas actuações aos três cavaleiros em praça, o que fez com o juri delibera-se atribuir exquo o troféu em disputa a Luís Rouxinol, Gilberto Filipe e Marcelo Mendes.
Nas pegas a tarde foi limpa com 6 pegas ao primeiro intento, pelos Grupos de Forcados Amadores de Arronches, Póvoa de São Miguel e Ramo Grande, dos Açores.
Estava em disputa o troféu para a melhor pega, que foi vencido pelo Grupo de Forcados Amadores de Arronches, através da intervenção do seu Cabo Ricardo Nunes ao que abriu a corrida e que foi brindada aos Ex.mos Srs. Herdeiros de D. Manuel Rafael Cary, pegou ainda Fábio Mileu.

 Amadores de Arronches vencem mais uma vez o prémio de Melhor pega

No passado Domingo (dia 8 de Agosto) em Morais, Bragança, realizou-e mais uma tarde de touros. Estava em disputava o premio de melhor pega de caras entre os Amadores T.T.Montijo e os Amadores de Arronches.

Para a primeira pega do lote que saiu aos Forca...dos de Arronches o cabo Ricardo Nunes escolheu para ser solista o forcado Luís Faustino (Gabe), que perante um touro com uma investida dura o deixou inanimado, chegando a perder o conhecimento. Saltou para dobra o seu primo Manuel Cardoso que fez mais uma vez uma grandiosa pega ao primeiro intento.

Para o segundo foi solista o forcado Filipe Redondo (Lipi), que perante um imponente de mangadas duras e bastante violentas que só à terceira tentativa onde o forcado já um pouco desfeiteado não o deixou levar a melhor, e com raça e valentia se agarrou de unhas e dentes com o grupo sempre a ajudar, sem facilitar.

O terceiro touro que calhou em sorteio ao grupo foi para o forcado Fábio Mileu (Faisão), que mais uma vez com muita garra e valentia consumou ao primeiro intento com uma grande pega, com o touro a sair de largo e o forcado no centro da arena a aguentar uma investida impetuos e carregada de violência, forte derrote. Foi esta assim, a escolhida pelo juri, como a pega de caras vencedora do prémio.

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches arrecadaram mais um prémio para a melhor pega através do forcado Fábio Mileu, e assumindo como um dos triunfadores da corrida mostrando sempre atitude e grande coesão.

O cartel era ainda composto pelos cavaleiros . João Salgueiro, Marco José, Marcelo Mendes e Alda Maria, 6 terroríficos touros da famosa ganadaria Espanhola "EL RISCO" com mais de 550 kgs, e ainda para disputar o prémio de melhor pega os Forcados Amadores T.T.Montijon e Arronches.

 

Alpalhão 6 de Agosto – Triunfo de Ana Batista e dos Forcados de Arronches

Integrada nas Festas de Verão desta localidade do Distrito de Portalegre, a empresa Gestoiro, levou a efeito uma tourada denominada “Corrida da Mulher” com meia entrada forte, em que alternaram Sónia Matias e Ana Batista, ambas a cumprirem 10 anos de alternativa, a praticante Joana Andrade e os Forcados Amadores de Portalegre e Arronches.
Lidaram-se novilhos/touros bem apresentados da ganadaria espanhola da Dehesa de Guadarrama, propriedade de Felipe Garrigues Chicheri de Brunete (Madrid) e de procedência Sepúlveda/Atanásio. À excepção do último touro do festejo, todos denotaram alguma mansidão, sentido e crença em tábuas.
O triunfo inegavelmente pertenceu a Ana Batista, consubstanciado numa equitação exemplar com a doma das montadas e nas capacidade e conhecimento que estes anos de alternativa conferem à cavaleira ribatejana. Aproveitou o primeiro com uma lide correcta enquanto o touro aguentou, e pisou e colocou ferros de compromisso a sesgo e por dentro no segundo do seu lote. Um touro difícil agarrado a tábuas e com uma mangada a colocar a Ana Batista dificuldades no momento de cravar.
Sónia Matias empregou-se e esforçou-se por agradar perante a mansidão e o adiantar-se às montadas do primeiro, para no segundo, que serviu, andar ligada e entregue (com o cavalo árabe) em que rematou a actuação com um ferro em sorte de violino.
Notaram-se as carências de Joana Andrade inerentes à sua pouca experiência, em especial no primeiro do seu lote. Já no seu segundo e último da função, o melhor exemplar de Guadarrama, conseguiu um que outro apontamento de melhor nota, sem contudo tirar o máximo proveito que o touro permitia.
Nos forcados o triunfo pertenceu ao Grupo dos Amadores de Arronches que demonstraram maior coesão no conjunto das três pegas. Paulo Florentino fechou-se à segunda tentativa, Fábio Mileu arrancou uma grande pega à primeira e, para fechar a actuação, Fábio Meira não deixou os créditos por mãos alheias e consumou com uma rija pega também à primeira tentativa.
Maior dificuldade para o Grupo dos Amadores de Portalegre com Ricardo Almeida a só conseguir consumar ao terceiro intento, André Rodrigues à segunda, e o ressurgido Nelson Nabiça a fechar-se à primeira tentativa. De salientar a grande dificuldade na saída dos touros das tábuas para os cites dos forcados, pelo que foi necessário em algumas situações pisar terrenos de compromisso.

"3ª Corrida Ruedo Ibérico Algarve" quarta-feira em Albufeira

 

"3ª Corrida Ruedo Ibérico Algarve" quarta-feira em AlbufeiraEstá rodeada de grande ambiente e expectativa a 3ª Corrida Ruedo Ibérico Algarve, que amanhã quarta feira, 28 de Julho pelas 22h15, se realiza na praça de toiros de Albufeira e que pela primeira vez terá lugar na catedral do toureio do Algarve e que também pela primeira vez será com um cartel misto.

A corrida terá a máxima competição, pois Luís Rouxinol vem de um grande triunfo na Corrida TV Norte na Póvoa de Varzim; Sónia Matias está a triunfar todas as tardes; o praticante Marcelo Mendes, vem de dois triunfos consecutivos em cartéis de figuras, precisamente em Rates e na Foz do Sizandro e o matador de toiros "Parrita" está na sua melhor forma de sempre, vindo também de um triunfo em Albufeira na passada semana.

Para completar o cartel, os grupos de forcados Amadores de Cascais, onde o director da revista Pedro Pinto se fardou de forcado e os Amadores de Arronches, que foram o grupo revelação da temporada 2009. Mas para que a noite seja de êxito, temos de falar também nos toiros de Condessa de Sobral, uma ganadaria que lidou na passada semana em Albufeira e foi um êxito, sendo Torrestrella puro e estão bonitos e prometem investir.

Condimentos reunidos, amanhã Albufeira será certamente a capital do toureio algarvia e com o calor que faz, nada como uma bela praia e toiros pela noite! Não falte! Lá o esperamos!

Amadores de Arronches vencem mais um troféu com a melhor pega na Povoa do Varzim

No passado Sábado dia 17 de Julho, os Amadores de Arronches deslocaram-se a Rates (Povoa do Varzim) onde foi considerada a melhor pega ao segundo imponente da noite através do forcado Fábio Meira, que executou uma grande pega ao primeiro intento.

Foi também solista o forcado Paulo Florentino que só a terceira tentativa conseguiu fechar a pega a um imponente que se revelou duro e com derrote forte.

Os Amadores de Arronches capitaneados por Ricardo Nunes mostraram confiança e muita atitude, dando sempre vantagens aos touros.

Compunham cartel os cavaleiros Rui Salvador, Gilberto Filipe e Marcelo Mendes, enfrentando toiros da ganadaria espanhola de Aldeanueva.

Pegaram ainda nesta corrida os forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo fazendo só uma tentativa onde não se conseguiram fechar, deixando assim entrar o touro sem ser pegado, e pegaram o seu segundo á primeira tentativa.

Os Amadores de Arronches pegaram á primeira e terceira tentativa.

Os Forcados Amadores de Alter do Chão pegaram os dois touros á primeira tentativa.

O troféu conquistado pelos Amadores de Arronches na melhor pega consistiu num bezerro leiteiro
As declarações do ganadero de Aguadulce
 
 

José Maria Aristrain de la Cruz, proprietário da ganadaria espanhola de Aguadulce, afincada em El Garrobo, na província de Sevilla e com procedência Carlos Núñez, considera uma honra poder debutar em Portugal, ainda por cima numa zona muito aficionada como é o Alentejo.

 

As declarações do ganadero são as seguintes:

Para Arronches irão seis exemplares extremamente bem apresentados e seguramente com mais de 550Kgs, pois gostamos de um toiro grande mas com mobilidade e o sítio onde pastam é mesmo propício a isso. Sou ganadero por aficion e desta casa os produtos têm de sair bem apresentados para honrar o nome da centenária ganadaria. É uma honra poder debutar em Portugal e os aficionados não irão sair defraudados. Vou estar presente e espero poder repartir o triunfo com os toureiros.

A imponente corrida de Aguadulce será lidada no próximo dia 25 de Junho, pelas 22 horas na Praça de Toiros de Arronches e irão actuar os cavaleiros João Salgueiro, José Miguel Callejón e Gilberto Filipe e em solitário, num acto de coragem, irão estar os forcados Amadores de Arronches.

Callejón super motivado para Arronches

18 de Junho de 2010 13:17h por Redacção
Callejón super motivado para Arronches

O rejoneador espanhol José Miguel Callejón está bastante motivado para a Corrida dos Aguadulce em Arronches, na noite de 25 de Junho

O rejoneador José Miguel Callejón, que no seu vasto curriculum já tem algumas portas grandes em praças de grande nomeada, como foi o caso das Fallas de Valência há quatro anos atrás e não podemos esquecer a orelha que cortou em Madrid, numa feira de Agosto, mostra-se extremamente satisfeito de voltar a Portugal e de ir participar na Corrida à Portuguesa do próximo dia 25 de Junho na Praça de Toiros de Arronches, onde irá enfrentar um poderoso curro de toiros de Aguadulce, ao lado dos cavaleiros João Salgueiro e Gilberto Filipe. As declarações de José Miguel Callejón, são as seguintes:

“Estou super motivado para este compromisso tão importante do próximo dia 25, embora seja uma praça de pueblo, já me disseram que tem uma afición exigente e para mim é uma honra poder compartir cartel com João Salgueiro, uma máxima figura do toureio mundial. Gosto muito de tourear em Portugal e tudo irei fazer para triunfar, diante de toiros de uma excelente ganadaria como a de Aguadulce”.

Recordemos que José Miguel Callejón ocupa neste momento o 4º posto do escalafón, atrás de Noélia Mota, Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura.

Arronches comemora em Junho mês da Cultura Taurina

Arronches iniciou esta tarde as actividades do "Mês da Cultura Taurina”, que vai decorrer durante todo o mês de Junho com Exposições, colóquios, conferências, palestras e uma corrida de touros a ter lugar a 25 de Junho.

As actividades iniciaram-se no Auditório do Centro Cultural pelas 18h00 com a Palestra: Taurocultura “Património (i)material, moderno por tradição”, por Vítor Escudero, da Academia Nacional de Belas Artes.

Ainda na sala de exposições do Centro Cultural pelas 19h00 foi inaugurada a exposição de Pintura do Mestre António Araújo, assim como uma mostra de Esculturas de colecções particulares dos séculos IX, XX e XXI.

Um pouco mais tarde pelas 20h30 no Centro de Educação Ambiental abriu ao público a Exposição Etnográfica com trajes de toureiros a pé, cavaleiros, forcados e campinos, utensílios do toureiro, cartazes e fotos.
Após a visita a esta exposição etnográfica teve lugar a apresentação do Cartel da Corrida de S. João em Arronches 2010.

A vila de Arronches tem uma das Praças de Touros mais antigas do país, inserida dentro das muralhas e com um longo historial, existindo ainda no concelho uma Ganadaria de Touros Bravos, um Bandarilheiro Profissional, um Grupo de Forcados e bastantes aficionados da Festa Brava .

No encerramento do “Mês da Cultura Taurina” será exibido o filme português “Sangue Toureiro”.

Este certame é promovido pela Câmara de Arronches com a coordenação do Jornal Noticias de Arronches, contando ainda com a colaboração de várias personalidades do “mundo dos touros”.







































































Notícias

 

Fotos dos Toiros Aguadulce para Arronches

A Tauro Ruedo dá-nos a conhecer os toiros que serão lidados dia 25 de Junho na castiça Praça de Toiros de Arronches.

Para ver as fotos dos Aguadulce´s Clique Aqui!

Comunicado Tauro Ruedo:

Aqui apresentamos as fotos da Centenária e prestigiada ganadaria Espanhola de AGUADULCE, que serão lidados na sexta-feira, 25 de Junho, na Praça de Toiros de ARRONCHES. Trata-se de um imponente curro de toiros, a rondar os 600 Kgs e que será o maior curro lidado nos últimos anos em Praças do Alto Alentejo; têm todos quatro anos já feitos, caminhando para os cinco ou seja uma corrida séria e de impor respeito.

Um dos cavaleiros que irá actuar será João Salgueiro, máxima figura do toureio e máximo triunfador da temporada 2009 no Campo Pequeno, ganhando no passado fim de semana o troféu de Melhor Lide na Moita do Ribatejo; a seu lado estará Gilberto Filipe, um jovem toureiro à procura de um lugar entre os melhores. O restante cartel será anunciado em breve.

É importante referir que a Empresa Toiros & Arena não foi comprar toiros baratos, mas sim toiros com garantia de qualidade de uma prestigiada ganadaria e será um curro digno de qualquer praça de primeira categoria do nosso país.

João Salgueiro contratado para a Corrida das Festas de São João de Arronches

O cavaleiro João Salgueiro já foi contratado para tourear a corrida dos Aguadulce, a 26 de Junho em Arronches por ocasião das Festas de S. João.

Segundo a Web Digital TouroBravo.com avançou em primeira-mão, a empresa Toiros & Arena chegou a acordo com o cavaleiro João Salgueiro para actuar na Praça de Toiros de Arronches no dia 26 de Junho pelas 22 horas.
Seguindo a sua política de triunfadores, o empresário José Brás decidiu contratar um dos cavaleiros triunfadores da Temporada de 2009.

Esta corrida terá como aliciante um imponente curro de toiros da centenária ganadaria espanhola de Aguadulce, a ultrapassar os 600 Kg, sendo assim um dos maiores curros a lidar no Norte Alentejano esta temporada.

Forcados Amadores de Arronches em Festa Taurina de Santo Amaro - Sousel

É já no próximo domingo dia 30 de Maio, que em Santo Amaro - Sousel, terá lugar uma Festa Taurina de promoção à Juventude, no decorrer do qual vão actuar os Forcados Amadores de Arronches capitaneados por Ricardo Nunes.

O espectáculo terá início pelas 17h00 da tarde, sendo o cartel composto pelos cavaleiros, Filipe Vinhais, Gonçalo Fernandes, Sofia Almeida, Manuel Comba e Hugo Carvalho, filho do mediático bandarilheiro Miguel Carvalho e pelos novilheiros Paco Serra e Vicente Forero, de Badajoz. Pega o Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

Participação especial no novilho lidado pelo cavaleiro amador, Hugo Carvalho para o Grupo de Forcados Femininos de Benavente, capitaneados por Susana Frieza.

Prestam prova para bandarilheiros praticantes os jovens Filipe Casqueiro, de Sousel e Domingos Prates de Santo Amaro.
 

A centenária ganadaria espanhola de Aguadulce será um dos grandes atractivos da corrida de toiros organizada pela empresa Toiros & Arena, na Praça de Toiros de Arronches, no próximo dia 26 de Junho, pelas 22 horas.

 

 

 Os toiros da mitica ganadaria, fundada em 1892 pelo Marquês de Villagodio com vacas de Verágua e sementais de Trespalacios, passando a partir de 1917 a ter dois sementais de Santa Coloma. A ganadaria foi comprada em 1990 por D. Isabel Núñez, acrescentando 100 vacas de Carlos Núñez, que fazem a actual procedência da ganadaria, a qual é propriedade do sevilhano D. José Maria Aristrain. Esta ganadaria é presença assídua na Real Maestranza de Sevilla e debuta em Portugal, numa corrida que decerto irá causar grande expectativa.

 

 

A Empresa adquiriu dois curros de toiros deste ferro e o que irá sair em Arronches ultrapassará em larga escala os 600kgs, sendo a maior corrida lidada no Norte Alentejo, depois da histórica corrida dos Coimbra Barbosa em Nisa no ano de 2000.

 

Em breve serão apresentados os toiros e o cartel, numa corrida que está já a causar grande expectativa na região, devido ao êxito que a mesma empresa teve naquela praça no ano de 2009, ao apresentar um excelente curro de toiros de José Luís Pereda.

 

 

 

 

 

 

Arronches com mais um Êxito em Espanha

Os Amadores de Arronches, obtiveram mais um êxito em Espanha. Recordamos que é o grupo português que mais pega em Espanha e por conseguinte, dos que mais dignifica a tradição das jaquetas de ramagens do outro lado da fronteira.

Noticia G. F. A. Arronches:

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches actuou ontem Sábado dia 1 de Maio em Tietar del Caudillo, na provincia de Cáceres e por ocasião das suas tradicionais festas.

O cartel era composto pelos rejoneadores Oscar Rodriguez Gaona e Juan Carlos Jimenez que lidaram novilhos-toiros de La Dehesa del Guadarrama.

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches mostrou coesão e resolveu com facilidade os problemas, não complicando, pegando o jovem Luís Ventura à segunda tentativa e David Palmeiro à primeira tentiva.

Foi mais uma tarde de exito por terras de "nuestros hermanos" dos Amadores de Arronches

Notícias

Amadores de Arronches preparam Temporada

Tendo em vista a preparação para a temporada 2010 os Amadores de Arronches vão levar a cabo mais um treino dia 17 de Abril na Herdade do Pico do Ex.mo Senhor D. João Dias Coutinho, pelas 14:30 H.

No fim de semana seguinte os Amadores de Arronches vao marcar presença no cartel de S.Vicente (elvas) onde as pegas estao a cargo tambem dos Amadores de Monforte.

A Cavalo vão estar Filipe Vinhais, Tiago Lucas, Sofia Almeida e Claudia Almeida. A pé Paco Serra e Vicente Forence.

Serão lidados toiros das Ganadarias D. Suzete Dias(5) e F. Luís Caldeira (1).

Arronches associa-se ao projecto “Limpar Portugal”

 Diversas Instituições de Arronches associarem-se à iniciativa “Limpar Portugal”, que terá lugar no próximo Sábado dia 20 de Março 2010, disponibilizando apoio em termos logísticos e de divulgação.

Juntos por esta causa o Município de Arronches, Escola Básica Nª. Senhora da Luz, Formapelativa – Associação para a Formação e Desenvolvimento Regional, Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches
e Grupo de Forcados Amadores de Arronches, por um dia vão fazer algo de essencial por todos nós, por Arronches, por Portugal, pelo Planeta e pelo futuro das gerações vindouras procedendo à limpeza de lixeiras ilegais e ainda à plantação de árvores.

O Projecto “Limpar Portugal” é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.

Em Arronches esta acção vai decorrer em diferentes locais com destaque para a zona industrial, Safra, Nave Fria (junto à fonte) e estrada do Pisão (junto da ETAR).

O local de concentração dos voluntários do Projecto “Limpar Portugal” é junto ao Centro Cultural pelas 9 horas.

Para qualquer esclarecimento ou inscrições para participar neste movimento poderá contactar a Formapelativa através do e-mail:

formapelativa.geral@gmail.com

Amadores de Arronches são eleitos

 

 grupo revelação pela revista

 

   ruedo ibérico e seus leitores Obrigado a todos.

Amadores de Arronches em Festival pelo Haiti

Foi-nos avançado por Ricardo Nunes, cabo do Amadores de Arronches, a participação do grupo alentejano num Festival de Beneficência pela Vitimas do Haiti a realizar dia 20 de Fevereiro na cidade espanhola de Navalmoral de La Mata.

Recordamos que recentemente "moços" de Arronches estiveram presentes em Atarfe e são dos grupos que mais pega no país vizinho (9 corridas em 2009), dignificando em muito a arte de pegar toiros.

Forcados Amadores de Arronches actuaram no IV Certame de Rejoneio de Atarfe

Os Forcados Amadores de Arronches actuaram na tarde do passado domingo dia 10 Janeiro na 1ª Eliminatória do IV Certame de Rejoneio de Atarfe na Andaluzia.
Devido ao forte nevão que se registou nesta região, com cerca de quatro graus negativos quando se iniciou o espectáculo, foi pouco público nas bancadas do coliseu para assistir ao mesmo, que foi transmitido em directo pela televisão Canal Sur.


Lidaram-se seis novilhos de Conde de la Maza de desigual comportamento e apresentação, destaque para o primeiro da corrida.


Óscar Rodríguez Gaona deu volta no primeiro e obteve uma orelha no seu segundo. A Agustín Solano foi lhe concedida uma volta no seu primeiro e no seu segundo uma orelha com petição da segunda. O amador português Rui Guerra foi ovacionado no primeiro e obteve uma orelha com petição da segunda no novilho que encerrou a primeira eliminatória do IV Certame de Atarfe.


O Grupo de Forcados Amadores de Arronches pegou à primeira o segundo da tarde, à primeira o quarto e à terceira, o sexto da tarde, aquele que mais dificuldades apresentou aos amadores de Arronches.


Deixa-mos o comentário o Link para os vídeos realizados por um aficionado espanhol e publicados no YouTube.


Los Forcados Amadores de Arronches demostraron su valentía realizando pegas espectaculares al segundo, cuarto y sexto toro de la tarde. Destacaron especialmente las pegas al segundo y cuarto toro, en las que el público se emocionó con el gran valor de estos participantes en el ruedo del IV Certamen de Rejoneo Canal Sur Televisión, que se celebra durante el mes de enero de 2010 en la localidad granadina de Atarfe. En cuanto al sexto, el Forcado de cabeza llamado Manuel, tuvo que llegar hasta tres intentos para detener al astado, en lo que supuso un ejemplo de valentía, esfuerzo y coraje.
En este video se puede ver su actuación en el segundo toro de la tarde, el primero para ellos.

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches teve participação triunfal neste primeiro espectáculo de Atarfe, realizando duas boas pegas ao primeiro intento e a última à terceira tentativa, em sorte sesgada e com o grupo a carregar forte nas ajudas. A imagem do forcado português saíu engrandecida e prestigiada deste espectáculo pela louvável intervenção dos pegadores alentejanos, que na temporada passada assinalaram dez anos de actividade.

in, Farpas Blogue

Gesto inédito - Amadores de Arronches doam sangue


 




O Grupo de Forcados Amadores de Arronches foi pioneiro no nosso País de um gesto muito solidário. Os jovens forcados uniram-se, e mesmo com o receio de alguns pelas agulhas, doaram sangue tendo em vista salvar as vidas daqueles que, infelizmente, necessitam deste precioso líquido.

Foi nas instalações do Rancho Folclórico de Arronches que, no mês de Dezembro, decorreu uma colheita de sangue inédita. Desta vez, e além de outras pessoas, os principais dadores foram alguns dos jovens forcados do Grupo de Arronches.

Findo o calendário de colheitas de sangue de 2009 da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre na vila de Monforte, foi proposto ao presidente da Direcção uma colheita extra.

"Os Forcados de Arronches, e aos quais agradeço, tiveram o prazer de me dizer se queria fazer uma colheita de sangue só para eles, disse-lhes que sim e marcámos para o dia 19, e embora a colheita fosse em nome deles, era extensiva a todas as pessoas que quisessem comparecer e assim apareceram mais seis ou sete pessoas, além dos forcados, a dar sangue", confessou ao nosso jornal António Eustáquio.

Apesar de a proposta dos jovens forcados ter sido "um pouco em cima da hora", o presidente da Associação não perdeu a oportunidade de colher mais sangue. "Não estou arrependido, apareceram 25 pessoas a dar sangue, o que foi muito bom, pois a colheita foi feita de improviso", declarou.

Frisando que "pelo menos 50 por cento" dos dadores, na sua maioria jovens, que doaram sangue nesta colheita fizeram este nobre gesto pela primeira vez, António Eustáquio expressou que "trata-se de um preparativo para um futuro onde eles amanhã voltam a dar sangue". "Muitos dos jovens disseram-me que afinal a dádiva de sangue era fácil e não era dolorosa, e manifestaram que vão voltar a doar sangue", confidenciou o responsável.




Manifestando que espera que mais grupos e colectividades sigam o exemplo dos Forcados de Arronches e dos Motards do Grupo Novo Milénio, António Eustáquio pretende que "mais pessoas se juntem a nós", até porque "o sangue nunca é demais".

Revelando que esta colheita de sangue nasceu em Outubro quando o Grupo de Forcados de Arronches elaborou o seu plano de actividades, o cabo Ricardo Nunes explicou que "decidimos passar um pouco da imagem do pessoal dos touros na vertente da solidariedade". Assim, avançou que "a data foi um pouco escolhida tendo em conta a quadra festiva e todas as situações de acidentes que, infelizmente, acontecem e das necessidades de sangue que qualquer um de nós pode estar sujeito".

Note-se que em tempo de festas como o Natal e o Ano Novo em que se gasta mais sangue em Portugal, pequenos gestos como o do Grupo de Forcados de Arronches podem salvar vidas.

Conseguir juntar o Grupo não se revelou uma tarefa fácil, mas, mesmo assim, a dádiva reuniu, essencialmente, os forcados da vila de Arronches. O sucesso foi bastante positivo e, segundo Ricardo Nunes esta é uma iniciativa para ter continuidade. "Está nos nossos planos, embora ainda não saibamos uma data em concreto", afirmou.

Para a enfermeira Ana Maria esta foi uma "colheita especial" e que decorreu com "um grande espírito e animação", até porque a grande fatia de dadores eram jovens.

Adiantando que alguns se mostraram "com algum receio" das agulhas, a enfermeira considerou que, no entanto, "foram impecáveis", até porque "fiz-lhes ver que os cornos dos touros eram mais afiados do que as agulhas".

Um ano "muito bom"



Com o calendário das colheitas de 2009 encerrado, António Eustáquio apresenta um balanço "muito positivo". E isto porque, até finais de Novembro, foram feitas no Hospital 2503 colheitas e nas brigadas 1121.

Com as mais de três mil dádivas que deram entrada no Hospital de Portalegre, o presidente da Associação de Dadores considera que 2009 foi um ano "muito bom" e que mostrou que "cada vez mais as pessoas vão estando mentalizadas que devem doar sangue".

Com o aumento do número de dádivas no nosso Distrito, António Eustáquio assume que "isso ainda me dá mais força" para continuar com esta missão. "Nunca perdi a força, mas quanto mais pessoas vieram, mais força e ânimo me dão, e mais vontade tenho de continuar", confessou.

Opinião semelhante tem a enfermeira Ana Maria que acredita que "os nossos dadores estão a colaborar connosco".

Realçando a importância da dádiva de sangue, a enfermeira lembra "as benesses" que advêm deste nobre gesto. "As taxas moderadoras são totalmente de isenção, é uma ajuda que dá o Estado para os nossos dadores de sangue", aclarou.

Diego Cruz, do Banco de Sangue de Portalegre, está há pouco tempo com a Associação de Portalegre mas, segundo o que já observou, chegou à conclusão de que "tem uma boa organização e está muito empenhada nas colheitas de sangue".

Enalteceu ainda o facto de que além das brigadas que a Associação de Portalegre já tem programadas, tem vindo a realizar algumas colheitas extraordinárias como a que teve lugar em Arronches e que, na sua opinião, "correu muito bem, com uma boa resposta essencialmente de pessoas novas".

Realçando que "o nosso objectivo é sempre dispor de um maior número de unidades de sangue possível para os hospitais terem garantido fornecimento", Diego Cruz vincou que "é sempre necessário recolher o mais possível" em termos de sangue.

Amadores de Arronches tentam salvar vidas doando sangue

Todos os dias os Hospitais se confrontam com uma enorme necessidade de sangue. Por isso, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre concentra todos os seus esforços para fazer face à situação. Muitas vidas são salvas pela utilização do sangue e a qualidade de vida de muitos doentes é substancialmente melhorada.

Em Arronches e ainda pela primeira vez em Portugal, o Grupo de Forcados Amadores de Arronches solidário com esta causa vai participar na doação de sangue.

A recolha de sangue terá lugar no próximo dia 19 de Dezembro nas instalações do Rancho Folclórico de Arronches, sitas nos antigos Celeiros da EPAC, entre as 09h00 e as 13h00. Nesta colheita de sangue organizada em Arronches pelo Grupo de Forcados poderão participar todos os interessados em colaborar nesta campanha, dando um pouco de si para aqueles que infelizmente poderão vir a precisar.
Em tempo de festas como o Natal e Ano Novo em que se gasta mais sangue em Portugal pequenos gestos como o do Grupo de Forcados de Arronches podem salvar vidas.

Podem participar na doação de sangue todas as pessoas saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos e com peso igual ou superior a 50 kg

Grupo de Forcados Amadores de Arronches - Balanço

 

No ano em que os Amadores de Arronches fazem Historia pelo seu 10º aniversário, também fazem história pelo seu número de corridas e touros pegados. Embora seja um grupo novo em idade assim como em média de idades da forcadagem. Este ano superou as expectativas e efectuou 19 corridas, sendo o 8º GRUPO, num total de 52 grupos que pegaram este ano em Portugal, Espanha e França.

Os Amadores de Arronches na temporada de 2009 pegaram 19 corridas, 10 em Portugal e 9 em Espanha, num total de 50 touros pegados com 89 tentativas.

Foram utilizados 12 forcados de caras, nos quais 7 se estriaram este ano.

Os forcados de cara mais utilizados foram:

Fábio Mileu -------» 9

Manuel Cardoso -----» 9

Filipe Redondo -------» 7 

David Palmeiro -------» 6

Paulo Florentino ------» 5

 

Foram levados na bagagem dos amadores de Arronches 2 prémios para a melhor pega de caras, por intermédio de David Palmeiro em St António das Areias e por Fábio Mileu em Turcifal.

Notícia retirade do site Taurodromo.com(http://www.taurodromo.com/Noticias/Noticia.aspx?Key=2147)

Cartéis de Atarfe já estão montados


Embora se conhecessem já os cavaleiros, rejoneadores e forcados intervenientes, foram hoje anunciados formalmente os três cartéis que formam as eliminatórias do IV Certame de Rejoneio de Atarfe (Granada), que abre a temporada espanhola já no próximo mês de Janeiro.
São estes os elencos:
Domingo, 10 de Janeiro - toiros de Conde de la Maza para Óscar Rodríguez Gaona, Agustín Solano e Rui Guerra (na foto). Forcados Amadores de Arronches.
Domingo, 17 - toiros de Miguel Prados Osuna para Luis Miguel Arranz (filho), J. António Mancebo e Marcelo Mendes. Forcados Amadores da Azambuja.
Domingo, 24 - toiros de Villamarta para Juan Manuel Cordero, Francisco Palha e Rubén Marín. Forcados Amadores do Ramo Grande (Ilha Terceira).
Domingo, 31 - Final. toiros de Millares para os 3 vencedores da anteriores eliminatórias e para o grupo de forcados vencedor.

Foto D.R.

Forcados Amadores de Arronches festejam final de temporada

Grupo de Forcados Amadores de Arronches festejou hoje dia 28 de Novembro o final de temporada 2009,reunindo-se com sócios e amigos do grupo numa festa convívio.


O programa desta festa convívio teve início logo pelas 11h00, com um Treino do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, que teve lugar na Praça de Touros, local onde se pode assistir a excelentes pegas numa praça de touros meia transformada em piscina devido ás chuvadas registadas nos últimos dias.

Na parte da tarde pelas 18h00 teve lugar na Igreja Matriz a Missa e Bênção dos Barretes.

Há noite no pavilhão multiusos o Celeiro terá lugar o jantar convívio com início previsto para as 20h00.

No decorrer deste jantar vai ser feita a recolha de bens alimentares destinada ao Banco Alimentar Contra a Fome.
Esta festa convívio tem organização da “A. C. A” Amigos da Festa Brava – G. F. A. Arronches.


Fundado em 1999 o Grupo de Forcados Amadores de Arronches para além de promover Arronches junto de outras comunidades tem proporcionado momentos únicos e inesquecíveis aos aficionados da Festa Brava em arenas de Portugal e Espanha.

Amadores de Arronches em festa

No ano em que comemoraram o seu 10º aniversário, o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, comandado por Ricardo Porto Nunes, superou as suas expectativas efectuando 19 corridas, sendo o 8º Grupo que mais pegou.

Os Amadores de Arronches dividiram a sua temporada entre Portugal, Espanha e França, pegando num total 50 touros, tendo arrecadado 2 troféus de melhor pega em Santo António das Areias e em Turcifal.

Depois desta temporada os Amadores de Arronches, irão realizar a sua temporada a sua tradicional festa de final de temporada. Uma festa que terá inicio pelas 11 horas na praça de touros local com um treino, seguindo-se uma missa com bênção dos barretes às 18 horas e às 20 horas o jantar.

De salientar ainda, que no referido jantar será feita uma recolha de alimentos para as famílias mais necessitadas do concelho de Arronches.

Notícia retirada do site ((Toureio.com)http://www.toureio.com/mm/noticias/novembro/6435.html)

Chiloeches

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches, que este fim de semana actua na localidade de Torrejón el Rubio, Cáceres, está prestes a atingir um feito notavel e histórico, é que no ano que comemoram o seu Xº Aniversário, 1999-2009, os Amadores de Arronches, vão chegar às 19 corridas e ficar nos primeiros 10 Grupos,num total de 52 que pegaram no ano de 2009, em Portugal, Espanha e França.

No próximo dia 2 de Outubro actuará na Monumental de Albufeira e no dia 10 de Outubro pegará em Chiloeches, Guadalajara, em corrida adiada por motivos da chuva dia 17 de Setembro, um imponente curro de touros de "El Canário" e José Luis Fraile "El Pilar", que pesou entre os 631 e os 702 Kilos.

Mais três desafios para aqueles que de forma desinteressada levam o nome da nossa "mui nobre Villa", e a tradição Portuguesa a toda a Peninsula Ibérica, com dignidade, solidariedade, humildade e AMIZADE.

(Notícia retirada do site http://arronchesemnoticias.blogspot.com/)

Noticia Retirada co Blog Olé)

Festival interessante em Sto. António das Areias

Inserido nos festejos de S. Marcos, realizou-se no dia 25 de Abril um Festival de beneficência a favor do Lar da Casa do Povo de Sto. António das Areias. Foi num ambiente festivo, pese embora o frio e vento, que se fez sentir que as gentes locais puderam ter a Festa do Povo – a Tourada.
Assim que terminou a procissão, os aficionados ou simples simpatizantes deslocaram-se do recinto das festas para a Praça de Toiros.
Um cartel diferente do habitual, pelo que pela primeira vez se poderia assistir a uma “guerra” entre sexos: Eles v.s. Elas.
Também a organização primou na escolha dos toiros para o Festival revelando peso e idade a condizer com o taurodromo. Relativamente ao comportamento dentro de praça, todos eles foram colaborantes, sendo a chamada do ganadero Engº Francisco Lopo Vasconcelos muito justamente ovacionado.
Quanto às actuações dos cavaleiros, destacam-se Pedro Salvador, Gilberto Filipe e Filipe Gonçalves (que substituiu Rui Salvador) pelo desembaraço que apresentaram em praça e que muito alegrou o conclave.
Relativamente a “Elas”, Sónia Matias apresentou dois cavalos que lhe poderão ser úteis nesta temporada e andou alegre, dentro do seu estilo.
Joana Andrade, abrindo com um aporta gaiola, viu a sua actuação pautada pela regularidade.
Verónica Cabaço, acusou o “peso” do cartel mas mostrou ter engenho para poder vir a seguir esta difícil arte do toureio.

Muito boa prestação dos grupos de forcados em praça: Amadores de Tomar,
Arronches e Monforte, sendo o forcado David Palmeiro do grupo de Arronches o vencedor do troféu em disputa.

Arronches, ontem: forcados comemoram 10 anos com 5 pegas à primeira

 

Miguel Alvarenga - O Grupo de Forcados Amadores de Arronches assinalou ontem o seu 10º aniversário durante uma corrida na praça de toiros da sua terra e onde executou as cinco pegas à primeira tentativa, por intermédio dos "caras" Fábio Mileu, David Palmeiro, Paulo Florentino, José Franco e Manuel Cardoso, estando o grupo bem a ajudar e coeso. A tarefa não foi complicada, dada a escassez de carnes dos toiros de Dias Coutinho, pequenotes e sem transmitir, também sem dar problemas na hora das pegas.

Esta corrida nocturna, a que o público não correspondeu, marcava a reaparição do cavaleiro João Pedro Cerejo, que teve uma actuação "limpa" e sem nada a apontar, surpreendente mesmo para quem esteve praticamente três anos inactivo.

Os maiores êxitos couberam a Tito Semedo e a Pedro Salvador. Os praticantes Nelson Limas e Marcelo Mendes tiveram os dois piores "Coutinhos" da noite. Limas rubricou exibição de menos a mais, exibindo um excelente cavalo e Marcelo fez das tripas coração para sacar ao último a lide que este não tinha. Foi o único não presenteado com música pelo director Ricardo Pereira (que cumpriu com a usual competência a missão de "inteligente", mesmo assim chegou ao público e terminou com dois bons pares de bandarilhas.

Entre o público, que era pouco, como dissemos, caras famosas da tauromaquia e não só: os cavaleiros José Maldonado Cortes, João Moura e Paulo Caetano, a actriz Isabel Abreu e o jovem Rui Porto Nunes (dos "Morangos com Açúcar"), bem como Joaquim Praxedes, popular bandarilheiro de Arronches e cabo-fundador do grupo festejado, a quem brindaram uma das cinco pegas.